Receba conteúdo exclusivo
sobre Transformação Digital
COMPARTILHE
  • Instituto da Transformação Digital lança campanha de crowdfunding - Financiamento coletivo - para projeto de Educação Digital, compartilhar no facebook.
  • Instituto da Transformação Digital lança campanha de crowdfunding - Financiamento coletivo - para projeto de Educação Digital, compartilhar no facebook.
  • Compartilhar por e-mail
Instituto da Transformação Digital lança campanha de crowdfunding - Financiamento coletivo - para projeto de Educação Digital
09/09/2019

O objetivo dessa campanha de financiamento coletivo é a aquisição de uma unidade móvel e equipamentos para Educação Digital.

A Escola Digital Itinerante - EDI, irá levar para escolas públicas, entidades e associações de apoio a comunidades carentes, que atendem o público do Programa de Transformação do RS, aulas e cursos com conteúdo qualificado e interativo, capacitando-os a enfrentar a nova realidade do mercado de trabalho que exige profissionais com habilidades em ferramentas digitais, num total de 100 mil jovens treinados num período de 12 (doze) meses.

(1) PERFIL
- jovens em situação de vulnerabilidade social
- comunidades carentes de baixa renda
- alunos de escolas públicas
- desempregados sem qualificação

O Projeto de Capacitação faz parte do Programa de Transformação do RS, desenvolvido pelo Instituto da Transformação Digital, e é composto de 10 etapas, sendo que a de capacitação (etapa 7), é dividida em quatro grupos:


MENTORIA para o FUTURO!
Jovens de 12 a 14 anos de idade

O objetivo é desenvolver uma mentoria para que esses jovens possam ENXERGAR oportunidades num mundo em transformação e inserir na sua EDUCAÇÃO, conhecimento e noções sobre as novas tecnologias e ferramentas digitais como:

- Identidade Digital
- Comunidades conectadas
- Colaboração
- Realidade Virtual
- Gameficação

Alfabetização DIGITAL
Jovens de 14 a 16 anos de idade


Nessa etapa será oferecido aos jovens, uma MENTORIA para que possam projetar seus “sonhos” de um futuro melhor e iniciar o desenvolvimento de novas habilidades, além daquelas que existem no seu entorno social, promovendo empoderamento pessoal e aumento da auto-estima.

Algumas das capacitações já definidas nessa etapa:
- Introdução ao Marketing Digital
- Introdução às Redes sociais como ferramenta de socialização
- Gameficação (aprendizado através de games e Realidade Virtual)
- Rodas de conversa sobre as Profissões do Futuro

Digitalização PROFISSIONALIZANTE
Jovens de 17 a 18 anos de idade

O objetivo dessa etapa é promover informações para que os adolescentes possam CONHECER novas atividades, formatos de trabalho e funções e PREPARA-LOS para o mercado de trabalho do futuro, como Home Office, trabalho remoto e Empreendedorismo, gerando renda para si e as comunidades onde estão inseridos.

INSERÇÃO no mercado de trabalho
Jovens de 17 a 18 anos de idade


Nessa etapa, o ITD em parceria com as entidades do RS, irá promover um aprendizado MÃO NA MASSA, com tarefas que conectam o jovem com a experiência prática do dia a dia nas empresas.

Além do apoio na inserção no mercado de trabalho, o ITD e seus parceiros educacionais, irão manter uma MENTORIA PROFISSIONAL, para auxiliar esses jovens na elaboração do seu currículo bem como sua identidade digital com dicas de comportamento, visando a adequada socialização nos diversos ambientes que ele irá conviver.

O ESPORTE COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL E FORMAÇÃO DO CARÁTER


Em todas as etapas descritas acima, os jovens terão acesso a Oficinas e aulas práticas sobre o Esporte como meio de inclusão social e formação do caráter pessoal e profissional, através do convênio firmado com o Circuito Gaúcho de Futevolêi e academias apoiadoras do projeto, que disponibilizam seus espaços e professores, para realizar as oficinas e aulas práticas.

A NECESSIDADE
Para realização desse programa em todo o RS, é necessário uma unidade móvel que denominamos Escola Digital Itinerante - EDI.

O objetivo dessa unidade móvel é levar a todas escolas públicas, entidades e associações de apoio a comunidades carentes, que atendem o público desse Programa, conteúdo qualificado e interativo, capacitando-os a enfrentar a nova realidade do mercado de trabalho, que exige profissionais com habilidades em ferramentas digitais.

A EDI – Escola Digital Itinerante irá visitar as 100 cidades participantes do programa, desenvolvendo aulas educativas, práticas e interativas, utilizando a mais avançada tecnologia disponível nos maiores centros mundiais de educação, com capacidade para atender turmas de até 20 alunos em cada aula. As aulas serão realizadas nos espaços cedidos pelas entidades que participam do programa.

A EDI terá os seguintes equipamentos:
- Lousa Digital
- ChromeBook
- Óculos de Realidade Virtual
- smartphones
- Projetor multimídia
- TV 50”
- ChromeCast
- Jogos educativos e interativos
- Conexão a internet

Através de convênios já firmado com Ministério Público do RS e diversas entidades e associações de proteção a jovens, foi elaborado um cronograma de visita as casas de acolhimento, instituições de apoio a comunidades carentes e escolas públicas, para a realização dos cursos, oficinas e mentorias.

Alguns dos cursos oferecidos:
- Gerenciamento de Redes Sociais
- Publicidade Google ADS
- Publicidade em Redes Sociais (Facebook ADS, Instagram, Youtube)
- Google Meu Negócio
- Como vender Experiências do Turismo em Plataformas Digitais
- Criação de Sites
- Auxiliar de e-commerce
- Programação

Colabore com o Programa, fazendo uma doação no link abaixo:
https://www.catarse.me/educacaodigitalitinerante

 

Últimas Transformações

Transformation LABs Woman
25
Dezembro