Conheça os Transformadores do ITD
Minha história
Sou a filha mais velha de uma família de 03 irmãos. Meu pai, Sr. Francisco era um homem simples, amante dos livros, da Música Popular Brasileira e das serestas de Altemar Dutra e Nelson Gonçalves, foi meu grande herói. Minha mãe é daquelas mulheres que deixa suas marcas nas pessoas que com ela convivem através do amor e dedicação que dedica aos que ama.
Nasci e cresci em uma pequena cidade do interior da Bahia, Barreiras, a famosa Capital do Oeste Baiano (sempre tive orgulho em dizer isso). Eu e meus irmãos tivemos uma infância digna de qualquer criança, quintal, amigos na rua, brinquedos e brincadeiras, amarelinha, peão, brincadeiras de roda, pipa, bolinha de gude, quatro rodas, cinco Marias, elástico, bola, bonecas, carrinho, quadro, giz.
Foi numa destas brincadeiras que comecei a sonhar em ser professora ou foi sonhando em ser professora que comecei na brincadeira, agora não sei, nem sei se há como separar em algo tão simplesmente linear, só lembro que queria ser professora e quando me perguntavam o por quê dizia que era para dar amor. Foi brincando que tive minha primeira experiência educacional, eu, em minha sala de aula, era feliz.
Nela eu dava vida a professora do meu imaginário: de cabelos presos em um coque, usando camisa branca (não importava a cor da parte de baixo e nem que estava descalça) e de óculos (confeccionado por um funcionário de meu pai com o arame que sobrara do varal de minha mãe). Meus alunos, meus irmãos, amigos, bonecas ou cadeirinhas vazias cheias de histórias a contar.
Os livros me encantavam. Recordo-me que meu pai tinha uma estante lotada de livros que a meus olhos de criança parecia tão alta que ia do chão até o céu (céu: lugar fascinante para onde eu fixava o olhar por preciosos momentos, adivinhando o formato das nuvens) os livros pareciam brilhar e eu os desejava.
Meu pai então, vendo meu interesse, lançou-me um desafio – eu poderia tocar tão preciosos bens, desde que seguisse uma ordem, leria cada livro da prateleira de baixo, subindo de uma a uma, até a última (sabe aquela próxima ao céu? Pois é, os melhores estavam ali. Por que será?). E eu aceitei o desafio, mas para isso precisava aprender a ler. Eu queria ir logo à escola e fui, aos 04 anos, de uniforme azul com branco, lancheira e pasta a mão. Eu gostava de tudo ali, do cheiro, das cores, dos sons.
Veio o Ensino Médio (2º grau da época) e com ele a necessidade real da escolha da profissão, o peso de saber o que fazer para o resto da vida e o contraponto entre o sonho, o status, o real.
Me distanciei do sonho e fui fazer Odontologia, um semestre sem paixão e por isso caro. Não era aquilo que eu queria como profissão e eu fui me esgueirando daquele curso, do sonho dos outros.
Em férias na casa de meus pais, vi uma luz piscando para mim lá no fundo, o vestibular para Pedagogia, o sonho falava mais alto. Passei no vestibular e fui cursar Pedagogia na Universidade Estadual da Bahia – UNEB, apaixonada pelo curso, voltei para casa, para o sonho, para mim.
Já no início da faculdade, iniciei minha carreira docente, ser professora era o que realizava (e olha que já tentei negar isso por algumas vezes) meu eu. A relação ensino aprendizagem me enriquecia e me impulsionava.
Na metade do curso, transferi para a Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Cascavel. Aqui a paixão pela docência transformou-se em encantamento, o direcionamento metodológico do meu curso me levava ao envolvimento com autores, livros, palavras, enfim, com a educação.
O curso terminou e eu sabia que não deveria parar por aí, sabia que deveria voltar e voltei.
Fiz especialização em Docência no Ensino Superior e em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Mestrado em Educação. Sou mãe do João Pedro e por ele quero contribuir ativamente para a disseminação da educação, do educar quero continuar vendo a educação como um ato de amor, de dar amor.
Sou uma profissional da área de Educação com sólida formação acadêmica e uma trajetória marcada pelo compromisso com o desenvolvimento de pessoas e instituições.
Possuo graduação em Pedagogia, especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional e mestrado em Educação.
Atuei em instituições como SESI, SENAI, SENAR e Nova Escola, liderando projetos educacionais e formando professores em diferentes contextos.
Minhas principais competências incluem comunicação eficaz, trabalho em equipe, criatividade e visão empreendedora. Tenho também conhecimentos em design educacional e foco em resultados mensuráveis.
Estou à disposição para contribuir com iniciativas que visem à transformação educacional e ao fortalecimento de equipes e processos.
