Adriana Ferreira de Faria
- Instituto da Transformação Digital
- 29 de set.
- 3 min de leitura
Atualizado: 30 de set.
categoria: PROFISSIONAL TRANSFORMADOR DA INOVAÇÃO

Adriana Ferreira de Faria é Professora Titular na Universidade Federal de Viçosa (UFV), graduada em Engenharia Química (1995) e com mestrado (1998) e doutorado (2002) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia.
Realizou pós-doutorado em Gestão da Inovação na North Carolina State University (2015/2016).
Desde 2007, é professora do Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica (DEP/UFV), onde foi Chefe de Departamento (2017-2019).
Atualmente, é Diretora Executiva do CenTev/UFV, órgão que reúne Incubadora de Empresas, Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ), Central de Empresas Juniores e Núcleo de Desenvolvimento Social (Nudese).
É presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec, 2024/2025) e da Divisão Latino-Americana da International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP, 2024/2025).
Em 2024, recebeu o Prêmio Digital Transformation Awards na categoria Transformadora da Inovação.
Foi Diretora Presidente da Rede Mineira de Inovação (2021-2024). É docente do Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual (UFMG) e do Mestrado em Economia (UFV).
É coordenadora do curso de pós-graduação lato sensu em Gestão da Produção e foi coordenadora do curso de Engenharia de Segurança do Trabalho, além de coordenadora da Câmara de Assessoramento de Políticas Públicas da Fapemig (2018-2022).
Foi tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia de Produção (2011-2022), membro da Comissão Permanente de Propriedade Intelectual da UFV e coordenou a criação da Revista Eletrônica Produção Engenharia.
Participou ativamente da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPro) e da Rede Mineira de Inovação em diferentes gestões.
Suas áreas prioritárias são gestão da inovação e desenvolvimento de produto, sendo líder do grupo de pesquisa e extensão tecnológica Núcleo de Tecnologias de Gestão (NTG/UFV).
REALIZAÇÕES / ACHIEVEMENTS / LOGROS
• Comenda Arthur Bernardes 2025: homenagem do município de Viçosa por sua trajetória no fortalecimento do empreendedorismo, inovação e desenvolvimento regional.
• Liderança do CenTev/UFV e do tecnoPARQ, que já impulsionaram a criação de mais de 100 empresas e milhares de empregos qualificados.
• Presidente da ANPROTEC e da Divisão Latino-Americana da IASP, promovendo políticas de inovação e colaboração internacional.
• Plataforma InovaData-BR: desenvolvida em parceria com o MCTI, mapeia parques tecnológicos e apoia decisões estratégicas no Brasil.
• Rede Mineira de Inovação (RMI): atuação como presidente fortaleceu a cooperação entre entidades e acelerou o ecossistema mineiro.
• Formação de talentos: docente e coordenadora de cursos de pós-graduação na UFV e UFMG, formando profissionais em inovação, gestão e tecnologia.
• Pesquisa e extensão: liderança do grupo Núcleo de Tecnologias de Gestão (NTG), contribuindo para avanços em gestão da inovação e desenvolvimento de produtos.
Reconhecida por sua visão estratégica, liderança inspiradora e capacidade de conectar pessoas, consolidando resultados que geram impacto direto na sociedade.
Por que votar em Adriana Ferreira de Faria? / Why should you be voted for? / Por qué deberías ser votado?
Adriana combina excelência acadêmica com liderança estratégica no ecossistema de inovação.
Sua atuação ultrapassa fronteiras: como Presidente da ANPROTEC e da Divisão Latino-Americana da IASP, Adriana fortalece o Brasil e a América Latina em redes globais de ciência, tecnologia e inovação.
Em 2025, foi agraciada com a Comenda Arthur Bernardes, uma das maiores honrarias do município de Viçosa, pelo impacto no empreendedorismo, na inovação e no desenvolvimento regional. Sob sua liderança, o tecnoPARQ já apoiou a criação de mais de 100 empresas e milhares de empregos qualificados.
Votar em Adriana é reconhecer uma trajetória de compromisso, visão estratégica e liderança inspiradora — e apoiar quem trabalha diariamente para que a transformação digital e a inovação sejam motores de desenvolvimento sustentável no Brasil e no mundo.
As informações apresentadas neste perfil são de responsabilidade exclusiva do finalista. O Instituto da Transformação Digital (ITD) não se responsabiliza por seu conteúdo.




Comentários