Anderson Rocha
- Instituto da Transformação Digital
- 29 de set.
- 3 min de leitura
Atualizado: 30 de set.
categoria: PROFISSIONAL TRANSFORMADOR DA INOVAÇÃO

Anderson Rocha é Professor Titular de Inteligência Artificial e Forense Digital no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil.
É um IEEE Fellow (recebido o mais alto grau de reconhecimento profissional do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), concedido a membros selecionados por suas realizações extraordinárias em áreas de interesse do IEEE).
Seus principais interesses incluem Inteligência Artificial, Forense Digital e Inteligência de Máquina.
É Chefe do Laboratório de Inteligência Artificial, Recod.ai, na Unicamp e foi o ex-Diretor do Instituto para o mandato de 2019-2023.
Um afiliado eleito da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Brasileira de Ciências Forenses (ABC) e membro eleito por três mandatos do Comitê Técnico de Segurança e Forense da Informação do IEEE (IFS-TC) e presidente deste comitê por duas vezes.
Tem sido editor ativo de importantes periódicos internacionais e presidente de conferências importantes em IA e forense digital. É Microsoft Research e um Google Research Faculty Fellow, importantes reconhecimentos acadêmicos dados a pesquisadores pela Microsoft Research e Google.
Além disso, em 2016, recebeu a bolsa Tan Chin Tuan (TCT), um reconhecimento promovido pela Fundação Tan Chin Tuan em Singapura.
Desde 2023, é também membro da Associação de Inteligência Artificial da Ásia-Pacífico. Foi pesquisador principal de diversos projetos de pesquisa em parceria com agências de fomento públicas no Brasil e no exterior e empresas nacionais e multinacionais, tendo já depositado e licenciado diversas patentes.
É bolsista de pesquisa do CNPq (PQ1C) no Brasil. Está classificado entre os 2% melhores cientistas pesquisadores do mundo, de acordo com estudos da PlosOne/Stanford e da Research.com.
Por fim, é agora uma das principais vozes em Inteligência Artificial do LinkedIn por continuamente conscientizar sobre IA e seus potenciais impactos na sociedade em geral.
REALIZAÇÕES / ACHIEVEMENTS / LOGROS
• Criador do laboratório de IA da Unicamp em 2009, hoje um dos maiores da América Latina.
• Membro do IEEE por pesquisa e contribuições à sociedade.
• Membro do corpo docente da Microsoft e do Google.
• Orientador de 24 doutores até o momento.
• Orientador de 22 mestres até o momento.
• Orientador de mais de 30 pesquisadores de pós-doutorado até o momento.
• Membro do conselho e orientador de diversas startups e indústrias ao longo dos anos.
• Diversas patentes licenciadas, promovendo o estado da arte.
• Orientador de quatro das melhores teses de doutorado do Brasil em Ciência da Computação.
• Palestrante de Destaque do Conselho de Biometria do IEEE.
• LinkedIn TOP Voice em Inteligência Artificial.
• Coordenador do Laboratório de IA da Recod.ai, com mais de 300 colaboradores em todo o mundo.
• Consultor para o Brasil, Europa e outros países em Inteligência Artificial.
• Trabalhou com IA por 25 anos e foi professor titular de IA na Unicamp, Brasil.
Por que votar em Anderson da Rocha? / Why should you be voted for? / Por qué deberías ser votado?
Fundei o Laboratório de IA da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2009, e hoje ele se tornou um dos maiores da América Latina, com mais de 300 colaboradores em todo o mundo.
Ao longo do caminho, fui homenageado como IEEE Fellow, Microsoft Faculty Fellow e Google Faculty Fellow. Tive a alegria de orientar 24 alunos de doutorado bem-sucedidos, 22 de mestrado e mais de 30 de pós-doutorado, com quatro desses doutorados ganhando o prêmio de Melhor Tese de Doutorado no Brasil.
Além da academia, trabalhei com startups e indústrias, contribuí com patentes que se tornaram inovações reais e atuei como Distinguished Lecturer para o IEEE Biometrics Council.
Também compartilho ideias como Top Voice em IA no LinkedIn e aconselho governos e instituições no Brasil, na Europa e em outros lugares.
Acredito que as pessoas deveriam votar em mim porque meu trabalho sempre foi sobre construir comunidades, criar oportunidades e fazer da IA algo que ajuda as pessoas e a sociedade, trazendo à tona os pensamentos de visionários como Vannevar Bush, Ted Nelson, Norbert Wiener e Doug Engelbart, da Technologies, para aprimorar os seres humanos, não substituí-los, em uma visão humanística.
As informações apresentadas neste perfil são de responsabilidade exclusiva do finalista. O Instituto da Transformação Digital (ITD) não se responsabiliza por seu conteúdo.




Comentários