Giovanne Vicentin Bertotti
- Instituto da Transformação Digital
- 27 de set.
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de set.
categoria: PROFISSIONAL TRANSFORMADOR DA ACESSIBILIDADE

Movido pela crença de que o mercado financeiro deve ser para todos, Giovanne lidera a frente de acessibilidade digital na B3.
Com uma jornada de apenas quatro anos, transformou essa crença em realidade, implementando inovações que vão desde a criação de portais acessíveis até a capacitação de equipes com trilhas de conhecimento e o uso de inteligência artificial para otimizar processos.
Suas iniciativas não se limitam à tecnologia; elas promovem uma mudança cultural, com o reconhecimento das especificidades de cada colaborador. Para Giovanne, o objetivo é um só: criar um futuro onde a inclusão é um pilar fundamental do setor financeiro.
REALIZAÇÕES / ACHIEVEMENTS / LOGROS
• Tecnologia Acessível: Lideramos a criação de mais de 20 portais que seguem rigorosos padrões de acessibilidade, com destaque para o "Bora Investir", um dos portais de notícias mais acessíveis do Brasil.
• Automação e Processos: Elevamos a acessibilidade digital a um procedimento obrigatório nas políticas de tecnologia da B3 e implementamos testes automatizados com a ferramenta Axe em nossa esteira de desenvolvimento. Isso garante que a inclusão seja parte de cada novo projeto, economizando tempo e recursos.
• Comunicação Inclusiva: Integramos uma Central de Libras com o avatar VLibras em nossos sites para atender a comunidade surda e instalamos iPads com a plataforma ICON nas recepções, garantindo um atendimento especializado.
• Cultura de Inclusão e Capacitação: Fomos além da tecnologia, criando uma cultura de inclusão. Oferecemos licenças de Copilot (M365) para o nosso núcleo de Pessoas com Deficiência (PCD) e salas de foco para colaboradores com TDAH e autismo.
Para garantir a conscientização, criamos uma trilha de acessibilidade digital para desenvolvedores e designers, além de encontros e dinâmicas imersivas que demonstram na prática a importância da acessibilidade.
• Reconhecimento Externo: O impacto do nosso trabalho é validado por prêmios e selos, como o Selo de Acessibilidade Digital da Prefeitura de São Paulo e o reconhecimento do IT Forum como uma das 100 empresas mais inovadoras do Brasil, com o case de sucesso sobre a criação de gráficos acessíveis para pessoas com deficiência visual.
Porque votar em Giovanne Vicentin Bertotti? / Why should you be voted for? / Por qué deberías ser votado?
Não se trata do que a acessibilidade pode fazer por mim, mas sim do que eu posso fazer para o mundo ser um lugar mais acessível.
Por quatro anos, liderei a transformação da B3, levando a acessibilidade digital de uma iniciativa pontual a um pilar fundamental da engenharia de software. Meu trabalho vai além da tecnologia: implementamos testes automatizados, criamos ambientes de trabalho inclusivos e fomos reconhecidos com prêmios de inovação.
Mas a jornada não termina aqui. Acredito que a inclusão deve ser um movimento coletivo. Por isso, estamos desenvolvendo um manual para compartilhar nossas melhores práticas com outras empresas, com um único propósito: inspirar e capacitar o mercado financeiro do Brasil a se tornar um exemplo global de inclusão e acessibilidade.
Se você acredita que a acessibilidade é uma responsabilidade de todos e que a transformação digital deve ser um caminho para um futuro mais justo, seu voto é a prova de que a nossa causa importa.
As informações apresentadas neste perfil são de responsabilidade exclusiva do finalista. O Instituto da Transformação Digital (ITD) não se responsabiliza por seu conteúdo.




Comentários