Leonardo Menezes
- Instituto da Transformação Digital
- 28 de set.
- 4 min de leitura
Atualizado: 1 de out.
categoria: PROFISSIONAL TRANSFORMADOR CULTURAL

Leonardo Menezes é um profissional com mais de 10 anos de experiência em projetos de impacto sociais e culturais, atuando na interseção entre inovação, inclusão e transformação digital.
Especialista em leis de incentivo e em estratégias de investimento social privado, já captou mais de R$ 1 milhão para iniciativas que fortalecem organizações do terceiro setor e ampliam oportunidades para públicos historicamente excluídos.
Atua como mentor de lideranças sociais e culturais, apoiando jovens, coletivos e ONGs no desenvolvimento de projetos sustentáveis e de promoção da igualdade social. Foi jurado do programa Social Tank, promovido pela FEA/USP, e tem contribuído para o ecossistema de ESG e responsabilidade social através de cursos, palestras e consultorias.
Em 2025, destacou-se no LinkedIn com uma mobilização voluntária de importante relevância: ao se oferecer para capacitar gratuitamente jovens de baixa renda e grupos minorizados em temas como ESG, leis de incentivo e projetos sociais, alcançou mais de 120 mil pessoas em poucos dias, conectando organizações e criando pontes de acesso ao conhecimento.
Autista com altas habilidades, transformou sua própria vivência em motor de inovação social, fundando a produtora cultural Stim.Lab, um laboratório de cultura inclusiva e acessibilidade digital.
Por meio dela, desenvolve iniciativas que unem arte, tecnologia e diversidade, ampliando o acesso à produção cultural e gerando novas formas de participação através da transformação digital. Sua trajetória combina visão estratégica, engajamento digital e compromisso humano, inspirando novas formas de unir tecnologia, cultura e impacto positivo na sociedade.
REALIZAÇÕES / ACHIEVEMENTS / LOGROS
Minha trajetória é movida pela crença de que a transformação digital só faz sentido quando promove inclusão, diversidade e impacto social na vida das pessoas.
Ao longo dos últimos anos, liderei iniciativas que unem cultura, tecnologia e inovação para reduzir barreiras históricas e ampliar oportunidades aos que mais precisam.
Entre as principais conquistas que considero mais relevantes estão:
• Captação de R$ 1 milhão para diversas organizações sociais de educação, impactando diretamente mais de 600 crianças com acesso a educação de qualidade.
• Implementação do projeto Hubs de Cidadania Ativa, uma participação conjunta entre a Fundação FEAC e a organização Awá Desperta (Campinas/ 2022) na qual implementamos dois hubs de impacto social, responsável por incubar e gerir 5 organizações sociais cada um, em regiões periféricas do município.
• Realização do curta documentário “Turismo Acessível em SP” (2024), em parceria com a Embratur, difundindo o debate sobre inclusão no setor turístico.
• Organização de eventos culturais totalmente inclusivos e acessíveis, reafirmando a cultura como direito de todos.
• Também tenho orgulho da minha atuação como formador e mentor: Mais de 200 horas de oficinas no programa Agentes de Governo Aberto (Prefeitura de São Paulo, 2019 e 2021), abordando as temáticas da cidadania ativa e participação social.
• Mentor voluntário no programa Jovens Falcões (Gerando Falcões, 2025).
• Mentor e avaliador no Social Tank (FEA/USP), apoiando soluções inovadoras de impacto social.
• Professor e coordenador voluntário no cursinho popular Educar-se (Itaquera/SP, 2018–2019), levando educação a jovens da periferia.
• Recebi também, a formação Germinar (Instituto Conviver), baseada em ecologia social e antroposofia.
• Na área cultural e digital, também produzi os podcasts “Que Fita é Essa?” (2018) e “Conexão Saberes” (2020), abordando debates sociais e difusão científica.
• Sou fundador da Stim.Lab, produtora cultural dedicada à inclusão e acessibilidade digital.
Por fim, trago comigo uma inspiração pessoal: sou autista com altas habilidades e minha trajetória mostra que é possível unir propósito, tecnologia e impacto social, inspirando jovens, lideranças e organizações a acreditarem que a inovação, não só pode, como deve nascer do compromisso com a inclusão e a transformação social.
E agora, estar entre os 5 finalistas do Digital Transformation Awards 2025, reforça que esse caminho inspira outras pessoas e organizações.
Por que votar em Leonardo Menezes? / Why should you be voted for? / Por qué deberías ser votado?
Devo ser votado porque minha trajetória mostra que é possível unir propósito, inovação digital e impacto social real.
Sou um profissional que transforma desafios em oportunidades de inclusão, conectando tecnologia, cultura e diversidade para criar soluções que ampliam direitos e reduzem desigualdades. Ao longo dos últimos anos, liderei projetos que impactaram milhares de pessoas, abordando temas que vão desde à educação, até a inclusão de pessoas com deficiência.
Cada ação que realizo carrega a certeza de que a transformação digital só é completa quando é também social. Ser finalista deste prêmio já é um reconhecimento enorme, mas receber o voto do público significará muito mais: uma oportunidade de ampliar ainda mais o alcance das minhas ações.
Com a visibilidade conquistada, poderei dar continuidade aos projetos já iniciados, escalar ideias inovadoras e fortalecer parcerias que já potencializam impacto positivo, não só no Brasil, como no mundo.
Votar em mim é acreditar em uma transformação digital com propósito humano, que valoriza a inclusão e inspira novas gerações a unirem tecnologia, cultura e empatia.
As informações apresentadas neste perfil são de responsabilidade exclusiva do finalista. O Instituto da Transformação Digital (ITD) não se responsabiliza por seu conteúdo.




Comentários