Lídice Berman
- Instituto da Transformação Digital
- 28 de set.
- 3 min de leitura
Atualizado: 30 de set.
categoria: PROFISSIONAL TRANSFORMADOR DA ECONOMIA CRIATIVA

Lídice Berman é referência nacional em Economia Criativa, Gestão Colaborativa e Economia Circular.
Especialista em Territórios Criativos e Sustentáveis, atua como embaixadora do movimento circular e criativo Reinventando Futuros e diretora executiva da LB Cultura Circular, por meio dos quais idealiza e mobiliza iniciativas transformadoras nos campos da sustentabilidade, cultura e inovação social.
Em abril de 2025, liderou a realização do seminário “O Nordeste na Transição Circular e Criativa”, em parceria com o Consórcio Nordeste, Sudene e PNUD, reforçando o protagonismo da região na construção de políticas para uma transição justa. Em maio, participou do 1º Festival de Economia Solidária do Nordeste, realizado na Bahia, a convite do Governo do Estado, e representou o movimento Reinventando Futuros no Fórum Mundial de Economia Circular (WCEF 2025), em São Paulo.
Ainda nesse mês, inscreveu o movimento na premiação internacional da ONU Heróis da Ação pelos ODS, na categoria Resiliência, com o apoio de cartas de recomendação do SEBRAE, Sudene e Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia.
Em junho/25, lançou a exposição Maré de Mudanças durante a semana do Dia Mundial do Meio Ambiente e dos Oceanos, em consonância com a Conferência da ONU sobre os Oceanos (Nice, França), como ação de mobilização sensível pela conservação marinha.
Sua trajetória inclui participação no Comitê de Gestão Territorial em Economia Circular do Banco do Nordeste (BNB), presença no programa Elas na Economia Circular, a convite do MDIC, e colaboração na Oficina da Estratégia Nacional Oceano Sem Plástico, promovida pelo MMA.
É idealizadora de projetos como o Fórum Nordeste de Economia Circular, a exposição Maré de Mudanças, o Conexões Humanas, Criativas e Diversas e a Expedição Reinventando Futuros, que conectam cultura, circularidade e saberes acessíveis em territórios diversos do Brasil.
REALIZAÇÕES / ACHIEVEMENTS / LOGROS
• Idealização e realização do primeiro Fórum Nordeste de Economia Circular do Brasil (Salvador, 2023), reunindo instituições públicas, sociedade civil e setor privado em torno da transição circular.
• Criação e curadoria da exposição “Maré de Mudanças”, com obras e experiências imersivas sobre mudanças climáticas e conservação dos oceanos, em circulação nacional.
• Expedição Reinventando Futuros, jornada que conecta cultura, circularidade e saberes acessíveis em territórios periféricos e costeiros.
• Projeto Conexões Humanas, Criativas e Diversas, promovendo inclusão e diversidade por meio de experiências culturais imersivas.
• Coordenação do seminário “O Nordeste na Transição Circular e Criativa” (2025), em parceria com Sudene, PNUD e Consórcio Nordeste, fortalecendo a pauta na região.
• Atuação em políticas públicas e governança: participação no Comitê de Gestão Territorial do BNB (com foco em economia circular);
• convite do MDIC para integrar o grupo Elas na Economia Circular;
• Contribuição para a Estratégia Nacional Oceano sem Plástico (MMA).
• Diretora executiva da LB Cultura Circular e,
• Embaixadora do Movimento Reinventando Futuros, liderando projetos de impacto sociocultural e ambiental.
Por que votar em Lídice Berman? / Why should you be voted for? / Por qué deberías ser votado?
Tenho idealizado e realizado projetos pioneiros como o Fórum Nordeste de Economia Circular e a exposição Maré de Mudanças, que mobilizam territórios, instituições e comunidades para acelerar a transição justa e inclusiva.
Porque minha atuação conecta cultura, circularidade e inovação social em escala nacional. Minha trajetória alia criação artística, gestão colaborativa e articulação política, com resultados concretos em políticas públicas, inclusão social e sensibilização ambiental. Votar em mim é reconhecer a força de uma liderança que transforma criatividade em impacto real.
As informações apresentadas neste perfil são de responsabilidade exclusiva do finalista. O Instituto da Transformação Digital (ITD) não se responsabiliza por seu conteúdo.




Comentários