Maria Fernanda de Lima Santin
- Instituto da Transformação Digital
- 28 de set.
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de set.
categoria: PROFISSIONAL TRANSFORMADOR CULTURAL

Maria Fernanda de Lima Santin é economista com mestrado na área, MBA em Finanças, MBA em Gestão Empresarial e Certificação Black Belt, com diversos cursos tais como Transformação Digital, Open Innovation, Métodos Ágeis, Business Agility, Lean Manufecturing, Design Thinking, dentre outros.
Sou movida por desafios e novos aprendizados. Ao longo da minha carreira sempre busquei experiências que me tirassem da zona de conforto e que me estimulassem intelectualmente.
Atualmente, estou me dedicando ao mundo da arte contemporânea, como sócia da Galeria Clima e presidente da Associação dos Amigos do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul.
Também me motiva muito os temas relacionados a arte como investimento, inovação, transformação digital, práticas ágeis em projetos e otimização de processos, colaboração, comportamento e experiência do consumidor, planejamento estratégico e finanças.
REALIZAÇÕES / ACHIEVEMENTS / LOGROS
• Cultura: presidente por 4 anos da AAMACRS - Associação dos Amigos do Museu de Arte Contemporânea do RS, colaborou para a inauguração da sede própria do Museu, que ocorreu em agosto de 2025, localizado no 4° Distrito de Porto Alegre, com consistente programa educativo junto às comunidades de baixa renda da região.
• Transformação Digital em Empresas: Implementou soluções de automação e inteligência artificial em diversas empresas, resultando em aumentos significativos de produtividade e redução de custos operacionais.
• Atuou no desenvolvimento de plataformas digitais que otimizam processos internos, a experiência do usuário, melhorando a eficiência e a tomada de decisões estratégicas.
• Inovação em Sustentabilidade: Liderou projetos de tecnologia verde, implementando sistemas de economia circular na cadeia de moda e atuou em projetos de responsabilidade ambiental e social nesse segmento. Inclusão através da Educação:
• Criou programas de capacitação para comunidades carentes, proporcionando acesso a habilidades essenciais e oportunidades de emprego.
• Atualmente, atua para desenvolver programas educativos e de formação profissional através da arte contemporânea, acreditando que essa pode ser uma ferramenta potente para tanto.
Por que votar em Maria Fernanda de Lima Santin? / Why should you be voted for? / Por qué deberías ser votado?
Maria Fernanda é reconhecida por sua habilidade em identificar oportunidades de inovação e promover a transformação exponencial no setor cultural.
Na liderança da AAMACRS - Associação dos Amigos do Museu de Arte Contemporânea do RS, tem realizado um trabalho excepcional.
Atual diretora financeira da entidade e empreendedora na Galeria Clima, conhece com profundidade o cenário da Cultura no Sul do Brasil e esteve à frente da construção e inauguração da nova sede do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, numa articulação importante junto ao Museu e ao Governo do Estado.
Maria Fernanda, ao longo da sua carreira, se destacou por sua capacidade de liderar equipes multidisciplinares e implementar soluções inovadoras que transformam negócios e comunidades.
Sua paixão pela digitalização da jornada do cliente, tecnologias capazes de gerar transformação digital, seu compromisso com a sustentabilidade ambiental e financeira das comunidades e a sua atuação para o cenário cultural do Rio Grande do Sul a tornaram uma referência no setor.
As informações apresentadas neste perfil são de responsabilidade exclusiva do finalista. O Instituto da Transformação Digital (ITD) não se responsabiliza por seu conteúdo.




Comentários