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O ERRO FATAL dos CEOs na Era da Inteligência Artificial

Recado claro e direto para o CEO


Quando mais acompanho, estudo e participo de grupos de aprendizagem sobre IA, mas fico preocupado com o futuro das empresas tradicionais.


Quanto mais conheço os recursos e oportunidades de melhorias operacionais que a IA pode trazer para as empresas tradicionais, mais fico preocupado.


Mas porque esta preocupação toda?


Porque o CEO está se preocupando só com o remédio e não com o tratamento.

Sem tratamento não adianta tomar um remédio que só vai mascarar a necessidade maior que uma organização precisa desenvolver.


Uma organização não pode “terceirizar” o que é mais importante para sua sobrevivência que é a Inteligência humana que determina os rumos do seu negócio.


Sim. É a Inteligência do Ser Humano qualificado, competente e com experiência suficiente para conduzir uma empresa pelos caminhos do sucesso.


A IA é e vai ser cada vez mais, importantíssima para o futuro das empresas, especialmente as tradicionais, que não possuem equipes preparadas para este tsunami que vai crescer cada vez mais, nos próximos cinco anos, alterando tudo que conhecemos em mais de 300 anos desde a Revolução a Vapor, no final do século XVIII, quando James Watt inventou a máquina a vapor, que revolucionou a indústria têxtil e o transporte.


A partir daí, a tecnologia se espalhou para outras partes da Europa e dos Estados Unidos, impulsionando o crescimento das cidades e mudando a forma como as pessoas trabalhavam e viviam.


Assim como aconteceu no século XVIII, com o surgimento da máquina a vapor, surgiram novos trabalhos, com as pessoas sendo capacitadas para não só operar estas máquinas, como tudo que estava a seu entorno, desde o chão de fábrica até os meios de transportes.


Mas voltemos ao século XXI, onde a IA ocupa este mesmo espaço de transformação do mundo que conhecemos e vivemos hoje.


Ao acessar qualquer meio de comunicação fica fácil de perceber o fascínio que a IA produz em matérias variadas ou ainda mais forte nas rede sociais, principalmente pelo lado dos “gurus” que anseiam por cliques, para aumentar sua visibilidade e que atrai pessoas que anseiam por conhecimento.


Só que a principal notícia não é abordada. É o Ser Humano capacitado e com experiência suficiente que irá usufruir dos benefícios diretos que o uso da IA de forma inteligente pode trazer para as empresas.


Vejo pouca gente preocupada com isto. Eu uso muito a frase:

“Estamos comprando o remédio sem saber qual o tratamento ideal”.

O que isso significa?


Vejo a grande maioria dos CEOs e líderes empresariais se preocupando em assinar um plano de uso de IA acreditando que ela irá trazer todas as soluções para seu negócio.


Vou trazer um dado que me acompanha em todas as palestras que faço sobre transformação digital.

Até 2024, haverá um déficit de mais de 1,5 milhão de pessoas com HABILIDADES EMPREENDEDORAS preparadas para utilizar as informações de forma efetiva para tomada de decisões nas empresas. Fonte: McKinsey Global Institute “Big Data Report” 2017

2024 já é passado e acredito que este número é ainda maior hoje, pois em 2017, quando este relatório foi construído, não tínhamos passado pela pandemia nem pelo surgimento mássico do uso da IA em nosso horizonte.


E porque falo que “estamos comprando o remédio sem saber qual o tratamento ideal?”


Porque precisamos:


1º) Avaliar a real capacidade do nosso time para enfrentar este mundo em constante transformação.


2º) Capacitar de forma personalizada e não com treinamento de massa igual para todos, pois cada funcionário exerce uma função diferente da outra e sua necessidade de aprendizagem precisa atender as responsabilidades da sua atividade.


Você percebe que a maioria das empresas contrata o mesmo treinamento para seus times?


Este formato não irá garantir 100% de aplicabilidade do aprendizado. E sem garantir 100% de aplicabilidade vira não só desperdício de tempo e dinheiro, mas corre o risco de ocasionar um problema cada vez mais presente nas empresas, que outro estudo aponta:

“70% das empresas falham em suas estratégias de Transformação Digital  de maneira recorrente.” A fonte é a conceituada consultoria internacional McKinsey.

E porque falham?


O estudo aponta que falham por:


👉Conhecimento,

👉Experiência,

👉Metodologia,


E óbvio que com todas estas falhas, o Resultado não acontece.

Existem três grandes questões que o CEO e os Líderes empresariais se preocupam o tempo todo:


🤷♂️Como podemos SOBREVIVER?

🤷♂️O que precisamos TRANSFORMAR?

🤷♂️Como vamos CRESCER?


Estas questões são sempre avaliadas pela solução, ou remédio, como costumo exemplificar. Passa-se tempo demais procurando a solução na maioria das vezes no ambiente externo.


E aqui deixo uma reflexão:


Porque determinadas empresas crescem enquanto outras se perdem, no mesmo momento?


A resposta é simples, mas sempre sonegada pelas lideranças, porque reflete uma incapacidade da empresa de realizar uma boa gestão de equipes que nenhum líder gosta de reconhecer.


Nesta semana li uma notícia ainda mais preocupante, que é o abandono cada vez mais crescente pelas empresas tradicionais das suas iniciativas de inovação.


De novo, estão trocando o remédio, mas não se preocuparam em saber qual a doença.


Eu digo qual a doença que aflige as empresas tradicionais.


Investir, primeiro na preparação das suas equipes, capacitando-as para atuarem no que importa e não o que a mídia diz.


Só assim vamos conseguir não só acompanhar, mas ser elemento ativo neste mundo em constantes transformações que se até os anos 80 acontecia em ciclos de 20 em 20 anos, a partir dos anos 2000, passou a não ter mais tempo.


Vemos hoje, acontecendo simultaneamente transformação digital, ESG, IA e se preparem porque o mundo vai continuar acelerando cada vez mais.


E você?

Qual o lugar quer ocupar nesta viagem interplanetária rumo ao sucesso?
Qual o lugar que sua empresa vai ocupar no cenário do mundo dos negócios?

Conclusão:


O artigo destaca um ponto crítico para empresas tradicionais: a transformação digital não pode ser tratada apenas como uma adoção de tecnologia, mas sim como uma mudança estratégica que envolve a capacitação humana. 


Aqui estão três sugestões para implementar um programa consistente de transformação digital baseado no modelo de consultoria e serviços do Instituto da Transformação Digital:


1. Diagnóstico e capacitação personalizada

Muitas empresas contratam treinamentos genéricos para seus funcionários, o que resulta em baixa aplicabilidade. Um programa de transformação digital eficaz deve começar com um diagnóstico detalhado da equipe, identificando lacunas de conhecimento e habilidades. A capacitação deve ser personalizada, alinhada às funções e responsabilidades de cada


2. Criação de uma cultura de transformação contínua

Transformação Digital não é um evento único, um projeto e sim uma jornada constante de adaptação e inovação. O programa de incluir iniciativas que incentivem a experimentação e o aprendizado contínuo dentro da empresa. Isso pode ser feito por meio da implementação de laboratórios de inovação pontuais como programas de imersão, e criação de comitês internos para troca de experiencias entre os setores.


3. Integração entre tecnologia e inteligência humana

O artigo enfatiza que a IA não pode substituir a inteligência humana, mas deve ser utilizada como um suporte para tomada de decisões. Para isso, o programa deve priorizar metodologias que integram dados e automação com a expertise dos profissionais da empresa. Ferramentas de IA devem ser implementadas de forma que potencializam a capacidade de análise e inovação dos colaboradores, ao invés de simplesmente substitui processos existentes.


Essas sugestões abordam diretamente os desafios citados no artigo, garantindo que a transformação digital seja sustentável e alinhada ao crescimento das empresas tradicionais.


O que acha dessas ideias?


💡 Transformação digital não é um projeto – é uma jornada contínua. 

O seu time está pronto?


Espero que estes insights te gerem subsídios para entender o processo de transformação digital que organizações de todos os segmentos e portes, necessitam passar, para seus negócios crescerem e solidificarem num mundo em constantes mudanças e extremamente competitivo.


Quer aprofundar este tema?


Estou empolgado com a oportunidade de colaborar com você e acredito que essa conversa pode ser o início de uma jornada incrível de transformação.


Vamos tomar um café (presencial ou virtual) para entender melhor como o ITD pode colaborar com a TRANSFORMAÇÃO dos negócios da sua organização?

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