Patrícia Ullmann Palermo
- Instituto da Transformação Digital
- 28 de set.
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de set.
categoria: TRANSFORMADOR DA CULTURA ORGANIZACIONAL

Patrícia Palermo é economista formada com láurea acadêmica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sendo reconhecida com o prêmio de Melhor Desempenho no Curso pelo Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul (CORECON/RS).
É mestre e doutora em economia aplicada pela mesma universidade. Foi duas vezes prêmio “Jovem Pesquisador UFRGS/CNPq” na área de sociais aplicadas.
É uma das autoras do livro “A crise econômica internacional e os impactos no Rio Grande do Sul”, primeira publicação em língua portuguesa a estimar os impactos da crise financeira internacional 2008/2009 e do livro “O Rio Grande tem Saída?”, livro que trata da crise estrutural das finanças públicas gaúchas.
Foi professora da ESPM Sul entre 2004 e 2023 e da Uniritter (MBAs) entre 2013 e 2019. Também desde 2004 é professora das Faculdades São Francisco de Assis. É professora da Escola de Negócios da PUC-RS desde 2024.
Palestrante com larga experiência na área de análise de conjuntura e economia para empresas. É consultora de empresas, instituições empresariais e cooperativas de crédito. É fonte recorrente da imprensa regional e nacional em matérias de economia.
Em 2019, foi a representante brasileira no IVLP, programa de intercâmbio profissional internacional, a convite do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América.
REALIZAÇÕES / ACHIEVEMENTS / LOGROS
• Economista formada com láurea acadêmica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sendo reconhecida com o prêmio de Melhor Desempenho no Curso pelo Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul (CORECON/RS).
• É mestre e doutora em economia aplicada pela mesma universidade.
• Foi duas vezes prêmio “Jovem Pesquisador UFRGS/CNPq” na área de sociais aplicadas.
• É professora universitária desde 2004.
• Atuou como economista da FIERGS por 7 anos e desde 2011 é Economista Chefe do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac.
• Foi eleita ECONOMISTA DO ANO do Rio Grande do Sul em 2016 pelo Conselho Regional de Economia RS.
• Em 2017, recebeu o Prêmio “Mulheres que Inspiram” da Revista Donna, do Grupo RBS, afiliada da Rede Globo no RS, devido seu destaque profissional.
• Em 2019, foi a representante brasileira no IVLP, programa de intercâmbio profissional internacional, a convite do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América.
• Economista-Chefe do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac
Por que votar em Patrícia Palermo? / Why should you be voted for? / Por qué deberías ser votado?
Eu comecei minha carreira de economista em uma época em que havia poucas mulheres atuando no mercado, e a linguagem utilizada pelos economistas era extremamente complexa, de difícil entendimento para a maioria das pessoas. Decidi que faria diferente.
Optei por ser disruptiva, mesmo que isso fosse completamente atípico em comparação aos meus pares. Escolhi usar uma linguagem mais simples, direta e didática, repleta de metáforas capazes de tornar acessíveis assuntos complexos e delicados não apenas para meus alunos, mas também para todos aqueles que acompanhavam minhas falas no rádio e na TV, assistiam às minhas palestras e liam meus textos — quase crônicas — publicados nas redes sociais.
Com isso, consegui impactar milhares de pessoas, contribuindo para a tomada de decisão em âmbitos comercial e pessoal no que diz respeito a escolhas econômico-financeiras.
As informações apresentadas neste perfil são de responsabilidade exclusiva do finalista. O Instituto da Transformação Digital (ITD) não se responsabiliza por seu conteúdo.




Comentários