Vera Lúcia da Silva
- Instituto da Transformação Digital
- 28 de set.
- 4 min de leitura
Atualizado: 30 de set.
categoria: TRANSFORMADOR DA CULTURA ORGANIZACIONAL

Vera Lúcia da Silva é mineira de São Tiago, apaixonada pelos estudos e debates que integram estratégia e cultura organizacional e, por consequência, pelos temas relacionados ao comportamento humano e seus impactos para promoção de ambientes de trabalho saudáveis e psicologicamente seguros.
Acredito que esse é o alicerce para organizações orientadas por resultados, baseados na aprendizagem contínua e inovação.
Sou psicóloga, graduada pela Universidade Federal de São João Del-Rei (MG), mestre em Administração pela PUC Minas e especialista em gestão de pessoas pela Fundação Dom Cabral e pelo INSEAD.
Minha trajetória profissional soma mais de 25 anos em Recursos Humanos, a maior parte deles na Samarco Mineração, onde atualmente atuo como Head de Pessoas e Cultura.
Nessa função, lidero as áreas de atração e desenvolvimento, cultura e engajamento, serviços e relações do trabalho, abrangendo temas como gestão da cultura organizacional, saúde e bem-estar, direitos humanos, diversidade e inclusão.
Paralelamente, exerço a função de Conselheira na Valia Previdência Privada, na Credisam Cooperativa de Crédito, além de atuar como professora convidada da Fundação Dom Cabral.
REALIZAÇÕES / ACHIEVEMENTS / LOGROS
Como principal responsável pela área de Recursos Humanos, atuo de forma integrada à estratégia do negócio, contribuindo ativamente para a definição de cenários, formulação de estratégias e posicionamento organizacional.
Minha participação nos Comitês Estratégicos de Pessoas, Sustentabilidade e Inovação tem sido determinante para consolidar a inovação como um pilar cultural, traduzindo-a em práticas tangíveis e sustentáveis ao longo dos anos.
Entre minhas principais realizações, destaco:
• Projeto de evolução cultural: atuo desde 2006 com a gestão da cultura organizacional, tendo conduzido três ciclos de evolução desde então, tendo o último deles sido iniciado em 2019.
Nesta ocasião, após a realização do diagnóstico da cultura vigente, liderei, ao lado do time executivo da empresa, a definição da cultura desejada, na qual a inovação esteve priorizada como um importante pilar de evolução. A partir dessa definição, foram conduzidas uma série de ações integradas para desenvolvimento de lideranças, disseminação de comportamentos-chave, monitoramento contínuo dos avanços e correção de eventuais desvios.
• Estruturação organizacional voltada para inovação: alinhada ao projeto de evolução cultural, promovemos a revisão da estrutura corporativa para a criação da Gerência de Inovação, diretamente vinculada à Gerência Geral de Estratégia e Gestão, fortalecendo a governança do tema e ampliando a capacidade de entrega do time dedicado.
• Educação corporativa transformadora: reestruturamos a estratégia de educação corporativa, priorizando programas de desenvolvimento que estimulam pensamento crítico, experimentação e competências alinhadas à inovação. Gestão do conhecimento: implementamos um modelo estruturado de gestão do conhecimento, voltado à captura, sistematização e disseminação de aprendizados, bem como à geração de novos conhecimentos, alinhados às demandas atuais e futuras do negócio.
• People analytics como alavanca estratégica: introduzi processos de people analytics que passaram a subsidiar decisões estratégicas de gestão de pessoas, aumentando a assertividade e fortalecendo a conexão entre dados, inovação e desempenho organizacional.
• Estímulo à criatividade interna: revisamos e fortalecemos o Programa Interno de Ideias, ampliando o reconhecimento dos empregados e potencializando os resultados obtidos por meio da inteligência coletiva.
• Diversidade, equidade e inclusão como motor de inovação: implantamos um Programa robusto de DE&I, estabelecendo metas ousadas e alcançando resultados expressivos, como o dobro da representatividade feminina na organização nos últimos anos, reforçando a diversidade como vetor de inovação.
• Saúde e bem estar: desenvolvemos um programa estruturado de saúde mental, reconhecido externamente, que não apenas fortaleceu o bem-estar dos colaboradores, mas também ampliou a capacidade de inovação por meio de um ambiente seguro e saudável.
Essas iniciativas consolidaram um ambiente organizacional favorável à aprendizagem contínua, colaboração e inovação, resultando no reconhecimento entre os Lugares Mais Incríveis para Trabalhar desde 2021, incluindo, em 2024, o 1º lugar no Brasil na categoria Grandes Empresas, concedido pela FIA – Fundação Instituto de Administração.
Por que votar em Vera Lúcia da Silva? / Why should you be voted for? / Por qué deberías ser votado?
Sou movida pelo propósito de contribuir para a construção de um mundo melhor para as futuras gerações, o que me torna naturalmente inquieta diante do status quo e das limitações que impedem a evolução.
Ao revisitar minha trajetória, identifico conquistas relevantes e consistentes, fruto de um caminho pautado pela autoconsciência, coragem e disposição para aprender continuamente e compartilhar esses aprendizados com aqueles que me cercam.
Essa postura me permitiu não apenas fortalecer ambientes organizacionais mais abertos à experimentação e à aprendizagem, mas também inspirar outras pessoas a se engajarem em processos de transformação.
Acredito que a inovação nasce da combinação de curiosidade, colaboração e confiança, e tenho buscado cultivar esses elementos tanto em minha atuação profissional quanto na forma como compartilho ideias e experiências em minhas redes.
Há mais de 5 anos, compreendi a importância de usar minha voz e meus canais de comunicação como ferramentas de influência positiva, promovendo reflexões e disseminando práticas que incentivem a criação de culturas mais inclusivas, colaborativas e inovadoras.
Afinal, acredito no provérbio que diz que “sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe” – e é nesse espírito coletivo que busco inspirar e mobilizar pessoas, para que, unidas, possamos construir as transformações sociais e organizacionais que o nosso tempo exige.
As informações apresentadas neste perfil são de responsabilidade exclusiva do finalista. O Instituto da Transformação Digital (ITD) não se responsabiliza por seu conteúdo.




Comentários