Centro Universitário Facens
- Instituto da Transformação Digital
- 5 de out.
- 5 min de leitura
categoria: UNIVERSIDADE TRANSFORMADORA

A Facens é um Centro Universitário sem fins lucrativos em Sorocaba, SP, reconhecido por seu modelo inovador de "Smart Campus", que foca em projetos práticos, sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico.
Oferece cursos nas áreas de Engenharia, Arquitetura, Tecnologia e Saúde, buscando formar profissionais cidadãos preparados para o mercado de trabalho através de parcerias e do conceito de lifelong learning.
Fundada em 1976 pelo empresário Alexandre Beldi Netto, a Facens foi a primeira instituição de ensino superior na área de Engenharia em Sorocaba.
REALIZAÇÕES / ACHIEVEMENTS / LOGROS
A Facens é um Smart Campus, conceito inovador patenteado de campus inteligente.
Um Centro Universitário nota máxima (5) do MEC, que tem como foco o desenvolvimento de profissionais cidadãos, com expertise em Engenharia, Arquitetura e Tecnologia e Saúde.
Seu nível de ensino é reconhecido pelo mercado de trabalho, o que resulta na alta empregabilidade de seus alunos, sendo uma das melhores Instituições de Ensino Superior no Brasil (de acordo com indicadores do MEC).
Em uma área de 100 mil m² de campus inspirador, mais de quatro mil alunos de graduação e pós têm acesso a uma infraestrutura tecnológica, salas de aula interativas, biblioteca moderna e atualizada e área de esportes. Referência em inovação, a Facens conta com mais de 50 laboratórios especializados e diversas parcerias com empresas renomadas nacional e internacionalmente.
Tem como pilares: a Inovação, o Empreendedorismo, a Internacionalização e a Sustentabilidade.
Seus diferenciais são: infraestrutura de ponta, integração com o mercado, impacto social, living Labs que possibilitam a experimentação na prática, a pesquisa aplicada, a experiência acolhedora.
O SCF - Smart Campus FACENS teve início em setembro de 2014, quando idealizou-se a unificação de várias atividades desenvolvidas no campus da faculdade que possuíam relação com o tema de cidades inteligentes. Trata- se de um laboratório vivo que busca solucionar problemas reais da sociedade, suportado pelos 17 ODS; conectando a comunidade acadêmica, mercado/empresas, governo e sociedade, com foco muito grande na proteção ambiental.
Formatou-se então um projeto tomando como base estudos relacionados às cidades inteligentes no Brasil e mundo, o qual foi submetido ao programa do Global Entrepreneurship Lab (G-Lab) – oferecido pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e, após passar por uma criteriosa seleção, foi aceito para ser desenvolvido pelo período de quatro meses com a Facens, com o objetivo de pesquisar, integrar, desenvolver, implementar, testar e analisar, no campus da FACENS, soluções para Cidades, Complexos e Campus Inteligentes, que possam ser replicadas em larga escala, incentivando o empreendedorismo e o cuidado social.
Tem como base nove eixos:
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC);
Urbanização;
Educação e Cultura;
Energia;
Mobilidade e Segurança;
Saúde e Qualidade de Vida;
Indústria e Negócios;
Meio Ambiente e Governança para atender à sua missão que é proporcionar uma nova experiência de aprendizado “hands on”, com foco nas reais necessidades do mercado, utilizando o campus como espaço de prototipagem, em parceria com empresas nacionais e internacionais, de tal forma que os alunos possam acessar o estado da arte em soluções, que poderão ser replicadas.
Sua visão é apoiar a formação de profissionais cidadãos, por meio da solução de problemas reais, com a finalidade de multiplicá-los ao contexto urbano, respeitando os valores como: responsabilidade socioambiental, multidisciplinaridade, comprometimento, inovação, transparência, excelência, melhoria contínua e trabalho em equipe.
Possui como foco incentivar e despertar o senso de cocriarão; desperdício zero; economia circular; inovação social; melhoria da cidadania e experiência estudantil pelo empoderamento e o desenvolvimento do empreendedorismo.
Mais de 350 projetos já foram desenvolvidos e implementados e diversos deles geram dados que são coletados e enviados para uma Central Monitoramento/Dashboard, denominado como “Supervisório” e emprega os conceitos de IoT, Inteligência Artificial, além das melhores práticas de gerenciamento de projetos.
Este projeto deu origem ao MBA de Gestão e Inovação em Cidades Inteligentes, que tem como objetivo desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes para inspirar líderes a compreenderem, analisarem e proporem soluções disruptivas às questões multidisciplinares, direcionadas à gestão e inovação de cidades e aglomerados inteligentes e sustentáveis, pensando e atuando de forma sistêmica, humana e holística nas dimensões dos Eixos do Smart Campus Facens.
O Smart Campus® Facens é o Centro de Inovação que funciona como um Living Lab de Cidades Humanas, Inteligentes e Sustentáveis (CHIS), utilizando o campus do Centro Universitário Facens para estudos e implementação reais aplicáveis aos conceitos de Smart Cities.
Possui atuação multidisciplinar e integração com demais Centros de Inovação e departamentos da Facens, a fim de criar e manter um portfólio de soluções para as cidades, complexos e conglomerados de convivência humana, como shopping centers, condomínios, clubes e outros.
Além disso, todos os projetos desenvolvidos são realizados utilizando ferramentas ágeis, para a criação de novas soluções que utilizem o conceito de IoT; tecnologias emergentes, eficiência energética, fontes alternativas de energia; mobilidade urbana; inteligência artificial; construção de habitação a preços acessíveis; interação social; incentivo à medicina preventiva / bem-estar; tecnologias industriais inovadoras; melhoria da qualidade dos processos de produção, fomento ao empreendedorismo e à gestão de negócios contemporâneos.
Devido ao alto grau de ineditismo, o Smart Campus Facens já foi premiado dentro e fora do Brasil e foi apresentado em diversos lugares do mundo, tais como: Dubai, China, Índia, França, Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Espanha, entre outros, sempre com destaque por seu caráter inovador e replicável.
Em 2021 foi reconhecido pelo MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação como um Centro de Referência IoT, bem como foi implementado o 5G, tornando-se o 5G Smart Campus Facens, com a presença do Presidente da República e de três ministros, e, em 2025 ficou entre os 5 finalistas do prêmio SXSW, em Austin, no Texas.
Porque a Facens merece ser votada? / Why should your Organization be voted on? / Por qué se debe votar por su organización?
O modelo do projeto tem sido implementado em várias cidades do Brasil, dos mais variados portes!
Um dos cases é a pequena cidade de Albertina-MG, com apenas 3015 habitantes, provou que pode ser um grande case de Cidade Humana, Inteligente e Sustentável!
Por meio de uma PPP de iluminação pública, realizado pelo consórcio CPGI, conseguiu fazer sua transformação digital não só na tele gestão da iluminação, mas em diversas áreas da cidade, como a segurança pública, a mobilidade urbana, o acesso à internet em ambientes públicos, a gestão de alertas meteorológicos, câmeras com IA para gerenciar focos de incêndios, pedestres, animais, carros parados ou roubados, acidentes, entre outros, tudo integrado a um dashboard que suporta a tomada de decisão do gestor, trazendo a Inovação e colocando a cidade a um clique de distância!
A cidade de Albertina, em Minas Gerais, foi premiada em 2024 com o Prêmio Band Cidades Excelentes, na categoria de municípios com até 30 mil habitantes e a cidade ficou em terceiro lugar no ranking nacional. A cidade de Sorocaba também é uma das fortemente impactadas pelo projeto Smart Campus Facens.
Em 2018, graças à parceria com a Facens, a cidade foi reconhecida como uma Fab City, em Paris, e o projeto também ajudou a cidade de Sorocaba a ganhar os prêmios Band em 2023 e 2024. Ou seja, agora o projeto tem saído dos muros educacionais e tem sido expandido para diversos munícipios dos mais variados portes, agregando inovação, tecnologia e sustentabilidade.
Também tem inspirado leis de inovação e de sandbox em diversos municípios brasileiros, sendo uma fonte de inspiração para a inovação e o desenvolvimento das cidades.
As informações apresentadas neste perfil são de responsabilidade exclusiva da organização. O Instituto da Transformação Digital (ITD) não se responsabiliza por seu conteúdo.
Comentários