Daniela Maria Rocco Carneiro Scotton
- Instituto da Transformação Digital
- 29 de set.
- 3 min de leitura
Atualizado: 30 de set.
categoria: PROFISSIONAL TRANSFORMADOR DA SUSTENTABILIDADE

Sou “Daniela Rocco”, filha de uma professora que sempre me ensinou que conhecimento é algo que ninguém pode nos tirar e que pode (re) construir vidas.
Desde os sete anos, eu dizia aos meus pais que queria ser “professora de faculdade” — e hoje tenho o privilégio de viver esse sonho diariamente, como professora efetiva da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) desde 2018.
Essa frase tem guiado toda a minha trajetória: anos de dedicação, dois mestrados simultâneos, um doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB), com estágio doutoral em Competitividade e Inovação na Universidade de Deusto/Orkestra, em San Sebastián (Espanha), pesquisas publicadas e uma carreira voltada a transformar teoria em prática e gerar valor para a sociedade.
Há mais de 15 anos, atuo também como pesquisadora, palestrante, mentora e consultora e, hoje, minhas principais áreas de atuação são inovação, sustentabilidade e saúde mental. Coordeno projetos que fortalecem comunidades urbanas, apoiam empreendedores sociais e aproximam tecnologia, criatividade e políticas públicas, sempre com foco no desenvolvimento humano.
Acredito profundamente que a transformação digital é, acima de tudo, sobre pessoas. Por isso, minhas iniciativas unem educação, inovação e sustentabilidade para gerar impacto positivo, colaborativo e duradouro. Minha missão é inspirar, conectar e transformar.
Cada sala de aula, palestra, projeto de pesquisa, de extensão ou ação social que realizo é um convite para que mais pessoas descubram seu potencial e se tornem agentes de mudança.
Ser finalista do Digital Transformation Awards 2025, na categoria Sustentabilidade, é mais que um reconhecimento, é a confirmação de que é possível transformar realidades com conhecimento, propósito e coragem.
REALIZAÇÕES / ACHIEVEMENTS / LOGROS
• Pesquisa com impacto global: autora de tese pioneira sobre inovação, sustentabilidade e competitividade no turismo (2014), acessada em mais de 30 países.
• Reconhecimento internacional: única brasileira a publicar capítulo de livro sobre inovação e sustentabilidade pela Organização Mundial do Turismo (2017), dando visibilidade ao conhecimento produzido no Brasil.
• Liderança em inovação: como Coordenadora Geral do Núcleo de Inovação Tecnológica e Transferência de Tecnologia da UEMG (2019–2022), estruturou processos, promoveu conexões estratégicas e, em 2020, coordenou a primeira maratona online de ideação da Universidade, envolvendo 108 estudantes de diversas regiões de Minas Gerais.
Entre 2021 e 2022, foi co-criadora de um dos maiores projetos de inovação em rede do estado, aprovado pela FAPEMIG.
• Transformação na educação: liderou o maior concurso público de professores do estado de Minas Gerais (2019–2020), resultando na nomeação de 275 novos docentes.
• Resiliência na pandemia de Covid-19: criou lives de meditação e ações de acolhimento para alunos durante o ensino remoto, ajudando a reduzir ansiedade e manter o engajamento acadêmico.
• Impacto social e comunitário: idealizou a 1ª Feira de Empreendedorismo Social (2023 e 2025);
• co-criou projeto de Economia Solidária que ofereceu curso online para empreendedores socioculturais (513 inscritos, 130 participantes ativos e 43 certificados emitidos);
• coordenou projetos de pesquisa que resultaram na publicação do primeiro e-book sobre o Bairro Primeiro de Maio (BH/MG), resgatando a importância sociocultural de uma comunidade historicamente relevante, mas socialmente vulnerável.
• Saúde mental e inovação: coordena o projeto de pesquisa “Inovação em Saúde Mental no Brasil: Panorama das Políticas Públicas e Expansão das Healthtechs” e o projeto de extensão “Programa InovaBem”, que conectam pessoas a soluções tecnológicas em saúde mental, alinhados aos ODS 3 e 8.
• Demais trocas e interações: palestrante em eventos nacionais e internacionais, levando temas de inovação e sustentabilidade ao México, Colômbia e Espanha.
Por que votar em Daniela Rocco? / Why should you be voted for? / Por qué deberías ser votado?
Acredito que a verdadeira transformação digital só faz sentido quando melhora vidas e promove inclusão.
Minha trajetória é movida por esse propósito: unir inovação e sustentabilidade para criar soluções que realmente façam diferença. Quando coordeno um projeto, ministro uma aula ou subo ao palco para uma palestra, meu objetivo é inspirar outras pessoas a (re) descobrirem seu próprio potencial e se tornarem agentes de mudança.
Seu voto direcionado à minha trajetória é mais que um reconhecimento: é um ato de esperança e uma visão de que é possível inovar sem perder a essência humana, usar tecnologia para curar feridas sociais e construir futuros mais criativos, inclusivos e sustentáveis. É isso que me move todos os dias! Minha gratidão, desde já, pelo seu apoio!
As informações apresentadas neste perfil são de responsabilidade exclusiva do finalista. O Instituto da Transformação Digital (ITD) não se responsabiliza por seu conteúdo.




Comentários