Governo Estadual de Minas Gerais
- Instituto da Transformação Digital
- 2 de out.
- 5 min de leitura
categoria: GOVERNO ESTADUAL TRANSFORMADOR

O Governo do estado de Minas Gerais tem como atribuições formular, coordenar estrategicamente políticas públicas que propiciem o desenvolvimento econômico, cultural e social sustentável do Estado de Minas Gerais, com o objetivo de promover a redução das desigualdades regionais e sociais.
O governo mineiro tem se consolidado como uma das principais referências em governo digital no Brasil, liderando iniciativas que aproximam o cidadão dos serviços públicos com simplicidade, eficiência e inovação.
O Estado tem uma estratégia de transformação digital, alinhada à Lei nº 14.129/2021 (Lei de Governo Digital) e à Estratégia Nacional de Governo Digital, priorizando a inclusão, a transparência e a geração de valor público.
Entre os principais marcos está o MG App, reconhecido nacionalmente como uma das plataformas estaduais mais completas, reunindo mais de 160 serviços digitais e alcançando milhões de cidadãos com funcionalidades que vão da emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) à solicitação de serviços de saúde, educação e segurança pública.
Internamente, a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) digitalizou fluxos administrativos em toda a administração estadual, garantindo eficiência, economia de recursos e sustentabilidade. A inovação também se expressa em soluções pioneiras como o Emergência MG, que integra atendimento via canais digitais para os serviços de urgência (190, 193 e 197), e o Automatiza.MG, biblioteca de robôs de automação e inteligência artificial aplicada à gestão pública.
Graças a essa trajetória, Minas Gerais atingiu em 2024 a marca de 81% de serviços públicos digitalizados e obteve destaque em rankings nacionais e internacionais, figurando entre os estados mais digitais do país. O compromisso é claro: utilizar a tecnologia para ampliar a cidadania, reduzir desigualdades e transformar a relação entre Estado e sociedade.
REALIZAÇÕES / ACHIEVEMENTS / LOGROS
O Governo de Minas possui diversas ações voltadas à transformação digital no âmbito do Estado de Minas Gerais. Essas ações são monitoradas por meio do Índice de Transformação Digital (ITD).
Atualmente, esse índice está avaliado em 83,7% Isso significa 83,7% das etapas que compõe os serviços prestados pelo Estado são realizadas de forma digital.
Em 2018, quando o índice foi estabelecido, essa proporção era de 48%. O Estado disponibiliza, atualmente, 1204 serviços no Portal MG.
Cada serviço possui etapas específicas de realização e, juntos, eles somam 3.059 etapas, sendo 944 de autosserviço – o cidadão consegue realizar sem acionar diretamente o órgão responsável – e 1.773 digitais – o cidadão não precisa comparecer presencialmente, mas interage com um atendente em formato virtual.
O valor do índice é explicado por diversas iniciativas da Seplag-MG. Atualmente existem dois principais canais de atendimento ao cidadão, o Portal MG, site onde estão inseridas todas as informações relativas aos serviços estaduais e o MG App, aplicativo oficial do Governo de Minas que possui mais de 100 funcionalidades e mais de sete milhões de usuários cadastrados.
Desde 2024, os proprietários de veículos em Minas Gerais podem realizar a transferência destes de maneira digital, sem precisar se dirigir a uma unidade de atendimento presencial.
Na área de trânsito, além da transferência digital, vários outros serviços estão disponibilizados de forma online, tais como: Alteração de endereço da Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Renovação de CNH, Liberação de Veículo Apreendido ou removido, dentre outros.
Na educação mineira já foram feitas diversas digitalizações dos serviços, tais como disponibilização do boletim escolar do aluno no MG App, a criação de sistemas informatizados, tais como o Diário Escolar Digital e o Sistema Único de Cadastro para Matrícula.
A segurança pública também teve um importante papel na transformação digital em Minas Gerais. Um exemplo é a criação do aplicativo Emergência MG, em que o cidadão pode acionar via aplicativo as forças de segurança pública, sem precisar ligar para os números telefônicos disponibilizados.
A área da saúde também possui notáveis avanços em relação à transformação digital por meio da utilização da plataforma Pro-BMPS, uma ferramenta de transformação digital de serviços públicos. Ela permite a digitalização e redesenho de fluxos com interface intuitiva e simples, o que possibilita que os próprios servidores desenvolvam processos, mesmo sem conhecimento em programação, acelerando a implementação, reduzindo a dependência de programadores e aumentando a capacidade de resposta frente a mudanças operacionais.
Um dos projetos mais beneficiados pela plataforma foi o processo de solicitação de vacinas especiais nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie-MG): antes, o intervalo entre a solicitação do cidadão e a efetivação da vacinação podia chegar a 6 meses; hoje, a espera é de, no máximo, 30 dias.
A ferramenta Pro-BPMS hoje é um importante recurso utilizado na transformação digital no Estado de Minas Gerais e já possui 5 órgãos utilizando a ferramenta, com 39 processos em produção e 10 novos órgão em processo de inclusão para utilização.
Toda essa transformação já foi reconhecida em diversos prêmios recebidos pelo Governo de Minas Gerais. Apenas em 2025, Minas Gerais recebeu: 1º lugar no prêmio Gov.Digital 2025 - categorias Melhor Solução de Governo Digital Orientada ao Governo e Valor Público de Excelência Digital, 1º lugar no Prêmio Conip de Excelência em Gestão Pública 2025, dentre outros.
Por fim, visando o acesso de toda a população aos serviços digitais, o Governo de Minas criou o Programa Alô Minas, que busca ampliar a cobertura de telefonia móvel em localidades afastadas em todo o território mineiro.
Desde o início do Programa já foram instaladas 150 antenas de telefonia móvel e até o fim de 2026 serão instaladas mais 41 antenas, totalizando 191 antenas de telefonia móvel.
Porque o Governo estadual de Minas Gerais merece ser votado? / Why should your Organization be voted on? / Por qué se debe votar por su organización?
O Governo de Minas Gerais merece o voto do público no Digital Transformation Awards 2025 porque tem demostrado, de forma consistente e inovadora, como a transformação digital pode gerar impacto positivo real na vida das pessoas. Nossa trajetória é marcada pelo compromisso em colocar o cidadão no centro das políticas públicas, utilizando a tecnologia como instrumento de inclusão, eficiência e transparência.
Com o MG App, Minas se tornou referência em serviços digitais estaduais, oferecendo mais de 100 serviços em um único aplicativo, que já atendeu milhões de cidadãos com funcionalidades como emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), agendamento de serviços de saúde, boletins escolares, farmácia popular e registros de ocorrências policiais.
O aplicativo está entre os mais bem avaliados do país, demonstrando a confiança e a aprovação do público. A digitalização também alcançou o interior da gestão pública, com o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que transformou a tramitação de documentos, eliminando o papel, aumentando a eficiência administrativa e economizando milhões de reais aos cofres públicos.
Outro marco é o Emergência MG, primeira solução no Brasil a integrar canais digitais no atendimento de urgência (190, 193 e 197), garantindo mais agilidade em situações críticas. Já a Automatiza.MG, biblioteca de robôs de automação e inteligência artificial, tem modernizado rotinas administrativas e liberado servidores para atividades de maior valor agregado.
Graças a esses resultados, Minas Gerais atingiu em 2024 a marca de 83% de serviços públicos digitalizados, com reconhecimento em rankings nacionais. Mais do que números, esse avanço representa tempo economizado, menos filas e mais dignidade para milhões de cidadãos.
Por isso, votar em Minas Gerais é reconhecer uma trajetória transformadora, que prova que a tecnologia, quando usada com responsabilidade e foco no cidadão, é capaz de mudar a relação entre Estado e sociedade.
As informações apresentadas neste perfil são de responsabilidade exclusiva da organização. O Instituto da Transformação Digital (ITD) não se responsabiliza por seu conteúdo.




Comentários