Nanoterra
- Instituto da Transformação Digital
- 5 de out.
- 3 min de leitura
categoria: STARTUP TRANSFORMADORA

A Nanoterra desenvolveu uma tecnologia exclusiva de nano estruturação de baixo impacto que transforma ativos da biodiversidade brasileira em nano ativos sustentáveis para serem usados como ingredientes de alta performance nas indústrias, como cosméticos, alimentos, agropecuária e têxtil.
A Nanoterra tornou-se referência em inovação regenerativa, criando soluções como o NanoCurcuma™ e o NanoPequi, que agregam alto desempenho sem abrir mão da sustentabilidade.
O modelo da startup valoriza comunidades extrativistas, fomenta a economia circular e promove a preservação de biomas como Cerrado e Amazônia, unindo ciência de ponta à inclusão social.
Reconhecida por sua atuação, Iara Mendes Maciel, fundadora da startup, já conquistou prêmios como Mulheres Inovadoras (Finep), Prêmio FIEG de Sustentabilidade e destaque em programas nacionais e internacionais de inovação.
REALIZAÇÕES / ACHIEVEMENTS / LOGROS
a Nanoterra, uma deeptech com a missão de ressignificar o valor da cadeia de consumo por meio da nanotecnologia sustentável, une ciência, inovação e propósito para transformar a biodiversidade brasileira em valores reais, usos práticos e de alto valor agregado, conectando preservação ambiental, desenvolvimento social e impacto econômico positivo.
Ao longo dessa trajetória, a Nanoterra vêm acumulando reconhecimentos que atestam a relevância de sua atuação.
Entre eles destacam-se:
2º lugar no Brafip Incoday 2020;
8º lugar no Centelha 2 GO (Fapeg/Finep);
finalista regional no Capital Empreendedor 2023 (Sebrae);
finalista estadual no Desafio Like a Boss 2023 (Sebrae);
1º lugar no Mulheres Inovadoras (Finep) 2023, sendo considerada a startup mais inovadora do Centro-Oeste liderada por mulher;
3º lugar no Prêmio Goiano de Ciência e Tecnologia (Fapeg) 2023, na categoria Projeto Inovador;
Top 10 no Catalisa ICT 2024 (Sebrae);
1º lugar na seleção e 2º lugar na premiação do programa de aceleração de Negócios Inovadores de Impacto Socioambiental (NIIS – Hub Goiás), na categoria Tração;
1º lugar em subvenção econômica não reembolsável no Tecnova III – GO (Fapeg/Finep);
1º lugar no Prêmio FIEG de Sustentabilidade 2024, na categoria micro/pequenas indústrias;
2º lugar como empresa destaque no Prêmio Goiano de Ciência, Tecnologia e Inovação 2024 (Fapeg);
1º lugar no Digital Transformation Awards 2024, na categoria Pessoa Empreendedora (ITD);
1º lugar geral no Digital Transformation Awards 2024, em todas as categorias de Pessoas (ITD);
1º lugar na seleção do Programa de Aceleração Eleve (Hub Goiás), com avanço até a fase 3;
2º lugar no Inova Cerrado Ideação 2025;
Top 1000 no Prêmio Startup Sebrae 2025; e a indicação como finalista no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025.
Essas conquistas demonstram que a trajetória da Nanoterra é guiada por um propósito claro: transformar ciência em soluções que valorizam a biodiversidade, promovem a sustentabilidade e inspiram uma nova forma de empreender no Brasil e no mundo.
]
Porque a startup Nanoterra merece ser votada? / Why should your Organization be voted on? / Por qué se debe votar por su organización?
Acredito que a trajetória da Nanoterra merece o voto do público porque representa a força da ciência e do empreendedorismo de impacto como agentes reais de transformação.
A Nanoterra é uma deeptech que utiliza nanotecnologia sustentável para ressignificar cadeias de consumo, transformar resíduos em valor agregado e gerar novos caminhos para a bioeconomia brasileira.
Por meio da inovação aplicada à biotecnologia, conseguimos desenvolver processos patenteados de baixo impacto energético, criar nanoativos de alta performance e, ao mesmo tempo, valorizar a biodiversidade nacional e fortalecer comunidades extrativistas.
Essa união de ciência, tecnologia e propósito tem inspirado indústrias a adotarem soluções mais sustentáveis e regenerativas, mostrando que é possível gerar impacto econômico sem abrir mão da responsabilidade socioambiental.
Os prêmios da Nanoterra são reflexo de um trabalho coletivo que promove inclusão, diversidade e sustentabilidade.
Votar na Nanoterra é acreditar em um modelo de transformação digital que conecta ciência de ponta com impacto socioambiental positivo, ampliando as fronteiras da inovação e incentivando novas gerações, especialmente de mulheres, a empreenderem com propósito.
As informações apresentadas neste perfil são de responsabilidade exclusiva da organização. O Instituto da Transformação Digital (ITD) não se responsabiliza por seu conteúdo.
Comentários