SINOVA/MT
- Instituto da Transformação Digital
- 5 de out.
- 3 min de leitura
categoria: SERVIÇO PÚBLICO TRANSFORMADOR

O SINOVA/MT é a Rede de Inovação em Práticas Públicas do Governo de Mato Grosso, coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG/MT) com impacto direto em mais de 16 mil servidores públicos.
Criada em 2021 por meio do Decreto nº 1.200/2021, a rede foi criada com o propósito de impulsionar a inovação como prática transversal no setor público estadual, promovendo projetos colaborativos que estimulam a mudança de comportamento institucional e a transformação das políticas públicas, com base na escuta ativa, experimentação e aprendizagem contínua.
Como unidade vinculada à SEPLAG, órgão central de planejamento, gestão estratégica, transformação digital e modernização administrativa do Estado, o SINOVA atua de forma articulada com a missão de fortalecer capacidades governamentais, promover uma cultura de inovação e intraempreendedores públicos, além de ampliar o valor público entregue à sociedade.
Entre suas principais ações, destacam-se a execução de programas de aceleração de projetos de inovação, voltados à solução de desafios públicos concretos, e iniciativas de reconhecimento, premiação de servidores públicos inovadores, e demais ações que valorizam o protagonismo de agentes transformadores dentro da administração.
Reconhecido nacionalmente, o SINOVA foi premiado com o Prêmio Espírito Público em 2022, e em 2025, no 5º Prêmio Conexão Inova por iniciativas que geram impacto real na administração e na vida dos cidadãos.
Os projetos de inovação apoiados pelo SINOVA já ultrapassaram 600 milhões de reais de impacto positivo em economias no gasto público e aumento de receitas por intervenções que tornaram o governo ágil e eficiente. A indicação ao Digital Transformation Awards 2025 reforça esse compromisso coletivo com um governo cada vez mais eficiente, responsivo e inovador.
REALIZAÇÕES / ACHIEVEMENTS / LOGROS
• Mobilização de mais de 16 mil servidores públicos em ações de inovação, escuta e transformação institucional.
• Premiação e reconhecimento de mais de 60 práticas inovadoras, dentro e fora do Estado, valorizando o protagonismo dos servidores.
• Execução de programas de aceleração de projetos públicos, com dezenas de soluções já implementadas e impacto direto na vida do cidadão.
• Realização do Prêmio Eficiência e Inovação em Práticas Públicas, que fomenta uma cultura de valorização, reconhecimento e melhoria contínua.
• Destaque no Prêmio Conexão Inova 2025, com nove práticas públicas vencedoras nacionalmente.
• Vencedora do Prêmio Espírito Público 2022, com o projeto Outubro Movimente, voltado à mudança de mentalidade e valorização das pessoas.
• Implementação de ações de baixo custo ou custo zero, com alto impacto cultural e institucional no avanço do governo digital.
• Atuação integrada entre Laboratório de Inovação (LabSin), Escola de Governo e demais áreas da SEPLAG, com articulação de políticas públicas de forma colaborativa.
• Colaboração com redes e unidades de inovação e governo digital de outros estados, fortalecendo o ecossistema de inovação pública no Brasil.
• Transformação da cultura organizacional, promovendo servidores protagonistas, serviços mais humanos e uma gestão pública mais eficiente e conectada com a sociedade.
Porque o SINOVA/MT merece ser votado? / Why should your Organization be voted on? / Por qué se debe votar por su organización?
Porque mostra que a inovação no setor público é real, acessível e transformadora.
São mais de 17 mil servidores mobilizados, dezenas de projetos implementados e mais de 60 práticas reconhecidas. Tudo isso com colaboração, criatividade e impacto direto na vida do cidadão.
Mas esse voto vai além de um reconhecimento. Ele é um gesto de apoio a uma rede de servidores públicos que não se conforma com o que está dado. Que acredita na escuta, na experimentação e na transformação como caminho para um Estado mais humano, empático, inclusivo e digital.
As informações apresentadas neste perfil são de responsabilidade exclusiva da organização. O Instituto da Transformação Digital (ITD) não se responsabiliza por seu conteúdo.
Comentários